segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Nirvana - A História Da Canção Polly



Polly é uma música lenta, melódica e que chega até certo ponto acalmar seu ouvinte, porém a canção composta inicialmente por volta de 1988 por Kurt Cobain trata-se sobre um crime horrível.

A faixa descreve o sequestro, tortura e estupro de uma jovem de 14 anos em Tacoma Washington no ano de 1987. O fato aconteceu quando a jovem aceitou uma carona de Gerald Arthur Friend depois de um show de Punk Rock. Ele a estuprou e a torturou repetidamente  usando um maçarico, um chicote, cera quente e uma gilete, enquanto a menina estava amarrada a uma polia suspensa no teto de sua casa móvel. A garota escapou pulando de seu caminhão em um posto de gasolina. 



Kurt Cobain ao ler essa notícia ficou impressionado com a força da garota que tinha tudo para desistir da vida, porém se aproximou emocionalmente do sequestrador até o ponto de engana-lo e fugir, mostrando o poder do instinto de sobrevivência. Na canção Kurt narra a história pelo ponto de vista do maníaco, por isso a simbologia do papagaio é usada, "Polly wants a cracker" ( "Polly quer biscoito" em inglês), remete ao modo como os donos de papagaios se referem a suas aves de estimação em inglês. Note o trocadilho com o nome da vítima "Polly" ao nome comum dado a papagaios em inglês "Paulie" assim como o "Louro" no Brasil. O verso evidencia com clareza  a situação da vítima aprisionada, assim como o papagaio na gaiola, e também  o fato dela não ser considerada uma pessoa pelo agressor. Vale lembrar que antes da faixa se chamar Polly originalmente ela tinha o título de "Hitchhiker" (Algo como “Mochileiro”) e depois "Cracker" (Biscoito). 

Acompanhe um trecho de um jornal noticiando o fato:

Júri condena homem por sequestro, estupro e tortura de garota de 14 anos

Tacoma – Gerald Arthur Friend foi condenado pela corte suprema do condado de Pirce por sequestro e tortura seguida de estupro de uma garota de 14 anos.

O promotor Tom Stratton disse nessa terça feira que ele recomendaria uma sentença excepcionalmente longa para Friend, que foi condenado por um ataque similar há vinte e sete anos atrás.

No caso mais antigo Friend foi acusado de sequestro e estupro de primeiro grau, que ocorreu nas últimas horas do dia 5 de junho até a manhã do dia 6 de junho.

O julgamento começou deliberadamente as 9 horas da manhã de terça feira e retornou para a sala  do juiz E . Albert Morrison aproximadamente as 3 da tarde com os vereditos.

Friend, 49 anos, de Lakewood, não demostrou emoção alguma quando os vereditos foram lidos. Uma data da sentença não foi definida, Stratton disse que recomendaria que Friend fosse sentenciado de 60 a 70 anos de prisão, comparado a sentença padrão que é de 8 a 11 anos devido a estrema crueldade do crime, a idade das garotas e os múltiplos incidentes de estupros.

Os oficiais disseram que a vítima era uma fugitiva que aceitou carona de Friend perto do Tacoma Dome depois de um show de Rock na área. Quando a garota tentou sair do carro as autoridades disseram que ela foi algemada e ameaçada por uma faca dentro da casa móvel de Friend.

A vítima testemunhou que Friend a torturou e a estuprou repetidamente com vários objetos em sua casa móvel, ele a vendou e passou o maçarico próximo a sua pele.

A garota contou a corte que ela finalmente planejou escapar do carro de Friend enquanto ele estava parado num posto de gasolina perto de Puyallup...



A canção era pra ter sido lançada no álbum  de estreia, Bleach, porém Cobain achava que a faixa não estava condizente com o som grunge  expressado pela banda na época, lançando então a canção dois anos depois no clássico Nevermind.

Em suma, Polly relata o abuso e violência sexual, física e psicológica sofrida por uma menina de 14 anos em Tacoma Washington, seguindo o ponto de vista do estuprador que tratava sua vítima como um animal de estimação. Gostaria de destacar que esse tipo de narrativa não faz nenhum tipo de apologia, muito pelo contrário, pois explica ( assim como num filme ) o lado doente da mente de um psicopata.

Se quiser saber mais sobre essa história, o DVD “Classic Albuns” Nirvana Nevermind apresenta detalhes de estúdio e composição referente a essa pesada canção!