quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Dia de Ação de Graças e o Black Sabbath



Hoje, 28 de novembro, uma quinta-feira, dia da publicação desta matéria, é comemorado nos EUA o famoso “Thanksgiving” o “Dia de Ação de Graças”. A data é celebrada anualmente toda quarta quinta-feira do mês de novembro e é uma festa de gratidão a Deus, promovida pelos colonos fundadores de Plymouth, no estado de Massachusetts.

Um dos símbolos desta celebração é a Cornucópia. O símbolo  vem da época dos gregos e romanos e significa  “corno da abundância” representando a fertilidade, riqueza e abundância.

 A cornucópia nada mais é que um chifre com frutas, flores e outras guloseimas, com o tempo esse chifre foi substituído por um vaso em formato de cifre feito de barro ou mesmo vime.




 Os antigos puritanos para fugir de uma perseguição religiosa, no dia 6 de setembro de 1620 içaram as velas em um navio chamado Mayflower com destino ao chamado “novo mundo”. Cento e dez puritanos deixaram a Inglaterra numa viagem de 65 dias até chegarem ao continente americano. O primeiro inverno dos peregrinos no novo território foi tão intenso que menos de 50 pessoas conseguiram sobreviver, desta forma os sobreviventes tinham todos os motivos do mundo para agradecer, bem diferente da comemoração atual que praticamente beira a uma festa do consumo, prova disso é a Black Friday que é a queima de estoque feita para a tão rentável noite de “Ação de Graças”.



Mesmo lançado 1972 a canção do Black Sabbath se mantem atual e extremamente necessária, servindo de inspiração crítica para aqueles que  simplesmente ignoram, ou mesmo não conhecem a origem do dia de Ação de Graças.