segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Rock em quadrinhos



O Rock/Metal junto as suas inúmeras vertentes, consegue atingir de forma diferente vários públicos, influenciando e servindo de inspiração para inúmeros nichos artísticos, dentre eles as famosas HQ´s.

Mesmo que simbolicamente, tanto o Rock/Metal quanto os populares “Gibis” acabam tratando dos mesmos temas como honra, vingança, maldade, histórias hilárias e até mesmo temas profundos e eruditos. Seja de forma direta ou indireta, essas duas linhas culturais se cruzam com bastante frequência, desta forma,  como ávidos “nerds” que somos, traremos aqui nesta matéria  alguns ótimos e curiosos exemplos dessa bela amálgama.

A primeira vez que vi o mundo do Rock/Metal nas páginas dos quadrinhos foi através de uma HQ do Kiss. 

Escrita por Steve Gerber e com as histórias desenhadas por Sal Buscema, Al Milgrom, Alan Weiss, John Buscema e Rich Buckler, a Marvel Comics Super Special # 1 – Kiss trazia a banda de Paul Stanley e Gene Simmons enfrentando o maléfico Mefisto e Dr. Destino.


Um fato que não posso deixar de citar em relação ao lançamento desta histórica HQ, fica por conta da mistura do próprio sangue dos músicos à tinta vermelha de impressão dos primeiros exemplares da revista. A propaganda foi tão forte que acabou servindo de pretexto para acusarem o Kiss de satanista.


Outro grande exemplo da mistura entre Rock/Metal e quadrinhos  fica por conta dos Ratos de Porão com a clássica RDP COMIX. 

Lançado originalmente na década de 1990, a HQ desenhada por Francisco Marcatti trazia adaptações das canções dos Ratos e também suas desventuras, todas muito bem desenhadas e roteirizadas. 


Outra banda nacional que se aventurou no mundo dos quadrinhos foram os Raimundos. O cartunista Angeli em 1996, usou a letra da canção “Puteiro em João Pessoa” lançado no debut do grupo para compor a HQ. O quadrinho foi lançada no box “Cesta Básica” e vinha, além do quadrinho, um CD e um VHS da banda.  



Ainda em águas nacionais não posso deixar de citar a HQ do Dorsal Atlântica. Escrito e desenhado pelo próprio vocalista da banda Carlos Lopes, o quadrinho traz a biografia da Dorsal narrando acontecimentos históricos e fatos que moldaram a carreira desta que é uma das mais importantes bandas do Metal nacional.


Com base no jogo mobile “Legacy of the Beast”, os Ingleses do Iron Maiden lançaram uma HQ onde Eddie (mascote da banda) luta em mundos inspirados nas capas dos discos da Donzela. Apesar de inúmeras knock-offs terem surgido ao longo das décadas, esta foi  a primeira vez que Eddie apareceu oficialmente numa história em quadrinhos.


Um outro exemplo do Iron Maiden no mundo dos quadrinhos é a escolha do artista Tim Bradstreet para compor a arte da capa do disco “A Matter of Life and Death”. Tim desenha há anos títulos famosos como Hellblazer e The Punisher. O Maiden também usou o formato de uma HQ para estampar a capa e o encarte do single “El Dorado” do disco “The Final Frontier”.


Outra banda de Heavy Metal que teve seu mascote nas páginas dos quadrinhos foi o Megadeth. Dave Mustaine colaborou com a Chaos! Comics na criação de uma HQ chamada Cryptic Writings of Megadeth, apresentando adaptações das letras das músicas do disco homônimo.


Farei adiante uma lista com vinte canções onde personagens de quadrinhos são homenageados por bandas de Rock/Metal, porém antes gostaria de falar em particular da banda Paulista MindFlow e também do cartunista Brasileiro Marcio Baraldi:


MindFlow

O MindFlow em seu disco "Mind Over Body" de 2005, traz um encarte extra no formato de HQ chamado: “Follow Your Instinct Comic Book”, que transforma o espectador em peça chave de um quebra-cabeça psicológico e complexo.

O encarte em formato de HQ é muito bem desenhado  e traz a letra da oitava faixa do disco que conta a história de um assassinato e a mesma esconde um ARG* sobre o tema.  

* ARG é um jogo de realidade alternativa (em inglês: alternate reality game, ou ARG) é um tipo de game eletrônico que combina as situações de jogo com a realidade, recorrendo às mídias do mundo real, de modo a fornecer aos jogadores uma experiência interativa.
Os ARGs envolvem os jogadores nas histórias, encorajando-os a explorar a narrativa, a resolver os desafios e a interagir com as personagens do jogo. Este tipo de jogos desenvolve-se a partir de sites, e-mails e telefonemas, entre outros meios de comunicação comuns.




Marcio Baraldi 

Um personagem famoso que fez parte durante muito tempo das revistas especializadas em Rock/Metal do país foi o divertido Roko Loko. Criado em 1996 pelo ilustrador Marcio Baraldi, Roko Loko junto de sua namorada Adrina-lina contracenam nas HQ´s com bandas de verdade aprontando confusões inimagináveis, todas através do prisma cativante do Rock´N´Roll. Vale lembrar que Roko também é o personagem principal do primeiro game de Rock a ser lançado no Brasil, o game para PC “Roko-Loko no castelo do Ratozinger”.

Dividido em três fases, o jogo mostra Roko-Loko entrando no Vaticão, castelo do cruel Ratozinger ( uma ratazana religiosa ultraconservadora que odeia  rock e sexo), para resgatar sua bela Adrina-Lina e outros roqueiros famosos, dentre eles: Eddie (o mascote do Iron Maiden), Rob Halford, Ozzy Osbourne, Gene Simmons e King Diamond. Para libertá-los, Roko tem que enfrentar aranhas, morcegos, caveiras, crocodilos e lava vulcânica, retirar as guitarras presas em bigornas até o desfecho final onde  trava uma batalha com Ratozinger, jogando-o aos crocodilos e libertando por fim sua amada.


Antes de partimos para nossa lista final, abrirei “aspas” para citar o grupo “Queen”. O nono álbum da lenda Queen foi totalmente composto como trilha sonora para o filme “Flash Gordon”. Ao contrário da maioria dos álbuns de trilha sonora, o áudio do filme é usado de forma proeminente nas músicas.



Com certeza deve existir várias bandas e HQ´s que trazem essa mistura entre o  Rock/Metal e quadrinhos, portanto, você leitor que lembrar ou souber de algum grupo ou HQ não mencionada nessa matéria, deixe nos comentários que faremos uma atualização deste texto ou mesmo uma parte dois desta matéria. Bom, dito isso vamos para nosso top 20:

01 - Iced Earth - Disco Dark Saga (Spawn) 



02 - Paul McCartney & Wings - Magneto And Titanium Man ( Magneto e Titanium Man) 




03 – Celtic Frost - The Usurper (Conan)



04 – Voivod - Batman ( Batman)




05 -  Joe Satriani - Surfing With The Alien ( Surfista Prateado)




06 - Anthrax - "I Am the Law" (Judge Dredd)




07 - Rotten Pieces - Hell Soldier (Spawn)




08 - Entombed - Wolverine Blues (Wolverine)




09 - Ramones – Spider Man (Homem Aranha)




10 – Drakkar - Under the Armor  (Homem de Ferro)



11 – RPM - Surfista Prateado  (Surfista Prateado)



12 – Garotos Podres - Batman  (Batman)




13 – Nenhum de Nós - O que Clark Kent não viu (Superman)



14 – Ronnie Von- De como meu herói Flash Gordon irá levar-me ( Flash Gordon) 



15 - The Traits– Nobody loves the Hulk  (Hulk)



16 - Sensational Alex Harvey band – Sgt. Fury  (Nick Fury)



17 - The Fever – Superman  (Superman)



18 - Incubus Succubus – Vampirella  (Vampirella)



19 -  Spin Doctors – Jimmy Olsen´s Blues  (Jimmy Olsen)



20 -  Suicide – Ghost Rider  (Motoqueiro Fantasma)



Bônus:

Lee Jackson - Era dos Super Heróis