sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Guns N' Roses - Como morreu a noiva no clipe November Rain?



Lançado em junho de 1992,“November Rain” é o décimo primeiro single do Guns n' Roses . A faixa escrita por Axl Rose veio sendo trabalhada aos poucos pelo vocalista desde 1983 e teve sua letra inspirada na  relação do frontman com sua ex - esposa Erin Everly.



“November Rain” foi o décimo terceiro clipe mais caro da história. Com uma produção impecável e uma história envolvente, o vídeo acabou tornando-se o mais popular da banda e junto com sua popularidade uma dúvida passou a fazer parte da “mística” deste lindo clipe. 

“November Rain” traz um Axl triste, um belo casamento, uma bem filmada tempestade e do nada o velório da noiva . A dúvida que se arrastou foi:  Como morreu a noiva no clipe de “November Rain”? Para entendermos essa questão primeiro temos de compreender a origem criativa deste vídeo clipe.

Poucos sabem ( apesar dessa informação aparecer no final do clipe), mas o vídeo em questão é baseado num conto  escrito por Del James chamado “Without You”. O conto foi publicado no livro “The Language of Fear” e narra a história de um rockstar chamado Mayne que era extremamente apaixonado por uma jovem chamada Elizabeth.


Resumo de “Without you” 

Durante uma turnê, o musico Mayne pede para que sua namorada Elizabeth o encontre num local próximo onde sua banda iria fazer um show, porém, a moça quebra o coração do rapaz dizendo que não poderá ir a seu encontro, fazendo com que ele ficasse deprimido. O problema é que devido a isso  o musico acaba saindo para farrear com umas groupies, o que ele não imaginava era que Elizabeth estava preparando uma surpresa, indo visitá-lo no hotel com sua bagagem durante a noite.

Ao ver seu amor na farra, Elizabeth sai correndo desesperada e desaparece. Sentindo-se culpado e submerso em sentimentos, Mayne escreve uma canção para Elizabeth chamada “Without You”(Sem você).

Depois de longos meses tentando ligar para sua garota sem obter resposta, preocupado e sem opções, Mayne decide ir pessoalmente até a casa de  Elizabeth.

Ao chegar ele escuta o barulho de um disparo, estava feito, ao entrar o musico se depara com Elizabeth morta, ela acabara de tirar sua vida com um tiro na cabeça.

“... Ele encontrou Elisabeth no sofá, sangrando profundamente, a maior parte da cabeça salpicada na parede atrás dela. Na mesa de café na frente dela, borrifada de sangue estava uma caneta esferográfica e muitas bolas de papel amassado com coisas escritas. Ele ficou destruído perante o corpo dela. Como isso pôde ter acontecido? Tudo que ele sempre fez foi amá-la. Arrasado, ele foi devagar até o aparelho de som. Um CD com o single "Without you" estava programado para repetir.” ( Trecho do conto "Without you")

Chocado, arrependido e emocionalmente descontrolado, Mayne senta -se ao piano e decide tocar “Without you” , porém, o cigarro tragado por ele cai sobre o tapete iniciando um incêndio. Totalmente depressivo e irredutível, Mayne decide não sair dali até terminar de tocar a canção, morrendo em meio as chamas .

“...Ele tomou coragem e começou a tocar "Without you". O espesso carpete rapidamente se transformou nas paredes do inferno como se uma gigantesca onda de fogo subisse e espalhasse-se ao redor do piano. Ele não poderia se importar menos. As chamas engoliram o apartamento. Mayne nunca gritou e nunca esqueceu uma nota.” ( Trecho do conto "Without you")

Praticamente esse é o enredo do clipe, claro que sem os detalhes do conto de Del James. Desta forma podemos afirmar que a noiva se matou com um tiro na cabeça no clipe de “November Rain” e isso pode ser notado num pequeno detalhe apresentado aos 07:21 minutos de vídeo.

Reparem que a câmera dá um close no caixão com a noiva, apesar de ser rápido podemos notar que tem um espelho dividindo o corpo da mesma, esse espelho faz parte de uma técnica funerária usada quando os familiares querem um velório de caixão aberto mesmo o corpo do morto não estando em condições satisfatórias, o espelho é colocado no meio do caixão, refletindo o lado mais “saudável” do morto, escondendo o lado deformado, essa técnica é comumente usada em casos de tiro na cabeça. (confira a imagem) 



A trilogia

Esse detalhe junto a inspiração no conto de Del James responde a questão inicial deste texto explicando como morreu a noiva no clipe “November rain” , porém, o vídeo também faz parte de um outro fato interessante e curioso. Tanto o clipe de “November Rain” ,quanto o de “Estranged” e “Don’t Cry” foram feitos para serem uma trilogia conceitual.

Apesar da banda não ter conseguido explorar comercialmente essa ideia , portanto não oficializando a trilogia, tanto Axl quanto seu produtor já deram entrevistas assumindo essa ideia. O que foi confirmado é que os três clipes são inspirados no conto "Without You" mencionado anteriormente, que por sua vez é inspirado na vida de Axl Rose, desta forma os três clipes são sim inspirados na vida do vocalista e trazem uma sequência logica, vamos a elas:

O clipe de “November Rain” traz Stephanie Seymour ( namorada de Axl na época), no papel da noiva suicida, que morre deixando Axl deprimido.

Em “Estranged” o vocalista não vê sentido em continuar com a vida devido sua perda e decide se matar, Axl pula do transatlântico e acaba morrendo, mesmo com seus amigos tentando salva-lo.  Mas os golfinhos (que são guias espirituais) o salvam espiritualmente, tanto que no fim ele aparece vivo, sendo resgatado por um helicóptero. 





Já em “Don’t Cry” Axl reencarna começando uma nova vida.


Conclusão

 "Don’t Cry"  revela a verdade sobre a história dos clipes. Axl aparece fazendo um piquenique no cemitério junto a mulher que morre em “November Rain”, porém sua esposa aparece viva em uma limusine e o vê no gramado. Isso  significa que ela não morreu e que Axl apenas teve um sonho em "November Rain", por isso no começo do vídeo aparece o vocalista tomando remédios para dormir e quando finalmente ele consegue, inicia-se  o clipe com a banda no teatro, o casamento, a festa e por fim a morte de sua esposa, então ele acorda do estranho pesadelo suando e respirando fundo. "Don’t Cry"  também mostra Axl fazendo terapia para se livrar da dependência do remédio que tomava em "November Rain". 


"Estranged" mostra a crise de abstinência que faz Axl se jogar do navio. Se notarmos no final aparece o vocalista do lado de um golfinho junto a frase: “Lose your illusions”. Ou seja, tudo era só uma ilusão de sua mente.


Realmente é muito rico e complexo a história destes três clipes, ainda mais levando-se em conta as inspirações externas e acontecimentos reais narrados durante os vídeos, como por exemplo em  "Don't Cry" onde em uma cena Axl aparece brigando com a Stephanie portando uma arma. Isso aconteceu de verdade, Axl tentou se matar e foi impedido por sua namorada.

Em suma, vale muito a pena ver e rever esses vídeos através dessa ótica, pois mesmo não sendo essa trilogia um acontecimento oficial, ela foi sim composta com esse propósito e gravada com  o mesmo intuito, porém, sem o marketing explorar seu conceito devido sua complexidade criativa. 



3 comentários: