segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Curiosidades: Chico Buarque e o Rock/Metal



Uma parcela dos fãs mais “radicais” de Rock/Metal tem um certo preconceito com estilos fora de sua cadeia de ideias, principalmente quando este estilo está ligado a música “popular” de seu país. Bandas como Sepultura e Angra, na contramão deste pensamento, desafiaram essa ideia gravando temas que vão desde Samba a MPB, provando que suas influencias não estão presas a uma regra pré estabelecida, presenteando o estilo com obras impares.
Opiniões e críticas à parte, trarei hoje pra vocês cinco releituras “pesadas” do ícone da MPB Chico Buarque.
Imago Mortis
A Imago Mortis em seu disco “Images From The Shady Gallery” (produzido pela lenda Carlos Lopes da Dorsal Atlântica) de 1998, traz uma excelente versão da música “Deus Lhe Pague” composta e gravada originalmente por Chico Buarque em seu disco “Construção” de 1971.

Golpe de Estado
O quinto álbum de estúdio da banda de hard rock Golpe de Estado, “Zumbi” (1994), traz a canção “Hino de Duran”. A faixa composta por Chico Buarque pode ser encontrada na compilação “Ópera Do Malandro” (Peça Teatral) gravado em 1979 que retrata a repressão cultural dos tempos de ditadura militar. A versão do Golpe de estado, diferente da original, traz alguns versos a mais ao final da canção.

Pitty
A canção “Cálice” revisitada por Pitty em 2011, foi escrita e originalmente interpretada pelos compositores brasileiros Chico Buarque e Gilberto Gil em 1973, porém, devido a censura da ditadura militar só foi lançada em 1978. A pesada versão da Pitty faz parte da trilha sonora da telenovela “Amor e Revolução”.

Distúrbio Mental
Assumidamente anarquistas e contrários ao moralismo barato, a banda de Punk/ Hardcore Distúrbio Mental de Ribeirão Preto – SP também regravou a clássica “Deus lhe Pague”.

Atila.K.W.
O ainda desconhecido Átila.K.W fez várias releituras “rock” de Chico Buarque, uma de destaque é a fenomenal “Geni e o Zepelim” da Opera do Malandro. A faixa foi muito bem expressada por Atila K.W que conseguiu um ótimo resultado climático e técnico, digno desta icônica canção que nos faz questionar  a moral da sociedade.

Se gostou de ouvir as canções de Chico Buarque expressadas através da pegada contagiante do Rock, existe também um ótimo disco de Sergio Vid intitulado “Rock’n’ Chico” que traz ótimas versões para clássicos da MPB como “Mulheres de Atenas” e “Olhos nos Olhos”.