quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Rush: a relação entre “Tom Sawyer” e a obra de Mark Twain



Lançado em 7 de fevereiro de 1981, o álbum “Moving Pictures” do Rush trouxe ao mundo um dos seus maiores clássicos, a canção “Tom Sawyer”. A faixa em questão ajudou e muito o álbum a ser um dos mais vendidos do grupo, tanto que rendeu a banda o disco de platina quádruplo.
A letra de “Tom Sawyer” traz o retrato de um rebelde dos dias modernos que paira sobre o mundo, porem com ampla visão e senso de propósito. Segundo o baterista Neil Peart, a letra fala sobre como reconciliar o garoto e o homem dentro do indivíduo, além de ressaltar a diferença entre o que as pessoas realmente são e o que os outros apenas percebem que elas sejam. A analogia num todo é feita através da personalidade simbólica de “Tom Sawyer”, personagem famoso do escritor Mark Twain em seu livro “As Aventuras de Tom Sawyer”.
Mark Twain é considerado o pai da literatura americana moderna e deu vida a dois dos mais importantes e carismáticos personagens americanos de livros infantis, Huckleberry Finn e seu amigo Tom Sawyer.
Publicado em 1876, “As Aventuras de Tom Sawyer” traz as peripécias do garoto Tom que vive com sua tia Polly, seu irmão Sidney e a sua prima (filha da sua tia), chamada Mary numa pequena cidade nas margens do rio Mississippi, nos Estados Unidos. Junto a seu melhor amigo Huckleberry Finn, Tom se mete nas mais variadas aventuras, encrencas e descobertas juvenis, todas através do prisma cultural vigente nos Estados Unidos do século XIX, onde a religiosidade, pragmatismos, preconceitos e escravidão eram expostos sem pautas.

Muitos definem a personalidade de Tom Sawyer como sendo de um rebelde, porém ele se porta apenas com o um garoto esperto, inteligente e muitas vezes mal compreendido, tanto que durante o decorrer de suas histórias percebemos o quão grande é seu coração, o que inclusive acaba lhe transformando num verdadeiro herói local. Vale lembrar que seu amigo Huckleberry Finn foi protagonista de um dos mais controversos livros de Mark Twain, chamado “As Aventuras de Huckleberry Finn”, publicado em 1884. A obra é considerada uma continuação de “As Aventuras de Tom Sawyer”, e até hoje muitos julgam o trabalho como sendo racista devido ao tratamento que Jim, um escravo, é o mais ignorante de todo o livro, recebe. O enredo traz o garoto Huckleberry “ajudando” o escravo Jim a fugir numa balsa através do rio Mississippi.
Numa apresentação do Rush, os personagens do desenho South Park aparecem no telão tocando “Tom Sawyer”, só que com a letra errada, fazendo referência a Huckleberry Finn e Jim, ao ser alertado do erro, a bandinha faz a contagem para recomeçar a canção, porém quem toca desta vez é o Rush.
Acompanhe o vídeo:

“Tom Sawyer” é uma canção que transpassa o limite da técnica e mostra com genialidade como expressões artísticas diferentes podem sim ser mescladas e divulgadas com uma roupagem diferente. Se nunca leu as “As Aventuras de Tom Sawyer” vale muito a pena, existe também um ótimo filme de mesmo nome que mostra com bastante fidelidade o enredo do livro.
Assista o filme completo no YouTube: