quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A Influencia Do Escritor H.P lovecraft No Heavy Metal



Não é segredo nenhum o fato que escritores e pensadores sempre foram “luz” de inspiração para bandas de Heavy metal. Aleister Crowley, Friedrich Nietzsche, William Shakespeare, William Blake, Dante Alighieri e vários outros já foram temas ou mesmo tiveram suas teorias representadas através do Heavy metal, porem creio que nenhum deles foi tão explorado quanto H.P LOVECRAFT.
Lovecraft sem duvida nenhuma é um dos escritores de maior imaginação sombria e criativa a pisar na terra, mesmo os críticos o acusando de “pobre” e “repetitivo”, Lovecraft é digno de aplausos por criar uma expressiva e original mitologia, esta que ignora quase que totalmente a religião cristã resenhando um ar sinistro e profano as suas obras.
Na riqueza de seus contos encontramos os famosos deuses alienígenas chamados de “Grandes Antigos”, uma civilização não humana que habitava a terra antes de nossa raça dominar o planeta, CTHULHU , AZATHOT e SHUB- NIGGURATH são os nomes de alguns desses “Grandes Antigos”, tais criaturas tomarão a terra novamente quando formos extintos, os seres nos consideram um simples acidente biológico, onde nossa fraca e limitada mente seria destruída caso soubéssemos a verdade que nos cerca.
Lovecraft não escrevia necessariamente apenas sobre o sobrenatural, porem sua expressividade e criatividade em descrever o obscuro através do prisma das influentes e poderosas forças malignas, logo chamaram a atenção, e muitos músicos de heavy metal viram ali um ótimo berço de inspiração, vamos a alguns exemplos:
-Iron Maiden
Imaginem um livro muito antigo e terrível, onde a simples leitura levaria à loucura. Os conhecimentos nele existente negam toda nossa historia e ciência, os rituais ali descritos podem provocar não somente a morte de quem os pratica, mais sim a destruição massiva de nossa humanidade e realidade. Esse é o livro dos mortos o Necronomicom escrito por volta de 730 d.c por Abdull Alhazred, o nome original do livro era AL AZIF (“Os ruídos das noites”).
Abdull era um grande sábio que após ter voltado de uma jornada a regiões desconhecidas, ficou louco e morreu de forma horrível, tendo sido devorado por um ser invisível em plena praça publica, os conhecimentos adquiridos pelo sábio durante sua viagem foram registrados nesse livro.
Por muito tempo (e até mesmo hoje em dia), varias pessoas acreditavam ser esse livro real, porem a verdade é que ele não passa de uma “invenção” de Lovecraft. O escritor sempre falou pouco sobre essa obra (ele mesmo escondia ter sido o criador da lenda), apenas alguns poemas foram divulgados, entre eles o que vem gravado na lápide de Eddie no disco “LIVE AFTER DEATH” do Iron Maiden:
Não está morto o que pode jazer, e, em estranhas eras, até a morte pode morrer”

-Celtic Frost
Os membros do Celtic Frost nunca negaram sua admiração por Lovecraft
Nós fomos inspirados pelos textos de Robert E. Howard, H.P. Lovecraft, Eliphas Levy, Aleister Crowley (…) e tudo isso acabou entrando nas letras de ‘Morbid Tales’. Tinha muita influência, muita ‘inspiração’ de fora da música naquela época. (Eric Ain)
A capa de “To Mega Therion” também faz uma referencia “tentacular” aos seres de Lovecraft, alem de citar e fazer várias referencias aos “Grandes Antigos” em suas musicas.

Black Sabbath
“Behind the Wall of Sleep” do álbum de estréia da banda é baseada no conto de mesmo nome do autor.

– Mekong Delta
A banda alemã de Thrash metal Mekong Delta gravou em 1988 um disco intitulado “The Music of Erich Zann”, titulo de um conto de Lovecraft sobre um violonista cujo sua musica conseguia atrair para o nosso mundo os “Grandes Antigos”.

– Mercyfull Fate
O Mercyfull Fate no disco “Time” de 1994 gravou uma musica chamada “The Mad Arab” que conta a historia de Abdull Alhazred e de seu livro Necronomicom. Em 1996 no álbum “Into the Unknown” uma continuação para essa musica foi escrita chamada “Kutulu (The Mad Arab Part Two)”.

 Crystal Eyes
Os suecos do Crystal Eyes usaram o “chamado de Cthulhu” como inspiração para o disco “Dead City Dreaming” de 2006 onde uma alusão direta a Cthulhu dormindo e sonhando no interior da cidade de R’Lyeh é feita.

-Cradle of Filth

No disco “Midian” de 2000 o Cradle of Filth traz a musica “Cthulhu Dawn” que fala sobre o despertar de Cthulhu e das conseqüências desse acontecimento para a humanidade.

-Metallica
O falecido baixista Cliff Burton do Metallica era um grande fã da mitologia dos “Grandes Antigos”, tanto que propagou os contos de Lovecraft entre os membros da banda, prova disso é que Kirk Hammet várias vezes se apresentou usando uma camiseta do filme Re-Animator (1985) inspirado na obra de Lovecraft.
Varias letras do Metallica fazem alusão aos contos lovecraftianos, uma bem conhecida esta em “The Thing that should not be” do clássico “Master of Puppets” que fala da entidade “Nyoghtha”. Porem a mais famosa creio ser a instrumental “The Call of Ktulu” do álbum “Ride the Lightning”.

Bandas como Bal Sagoth, Morbid Angel, Hypocrisy, Marduk e várias outras assumiram abertamente sua influencia em Lovecraft, em 1960 existiu também uma banda de rock psicodélico chamado H.P Lovecraft.


Em suma, vale muito a pena conhecer esse escritor e principalmente as musicas inspiradas em seus textos, pois obras assim são sempre uma aula de interpretação e feeling!