sábado, 7 de novembro de 2015

IRON MAIDEN - VIRTUAL XI , SERÁ MESMO TÃO RUIM ASSIM?


É complicado quando uma banda renomada tem de trocar um membro importante, principalmente quando esse membro é o vocalista.

Muitas vezes devido a esse “ciúme” xiita a banda acaba sendo prejudicada, mesmo gravando discos excelentes.

Hoje vou falar de um disco muito injustiçado, porém que contém musicas criativas, o VIRTUAL XI do Iron Maiden .

O álbum em questão teve a pior posição de um disco de estúdio do Iron Maiden nas paradas musicais da Inglaterra, 16º lugar. Porém, será mesmo este disco tão ruim assim?

O disco que é o décimo primeiro álbum da banda (por isso a referencia “XI” no titulo), foi lançado no dia 23 de março de 1998 e foi totalmente influenciado pela “onda” tecnológica vigente do século XXI.

A capa do disco é linda e foi concebida pelo ilustrador inglês, Melvyn Grant. A criação  girava em torno de um garoto num ambiente bem tranqüilo observando Eddie e o caos através de um óculos de realidade virtual. A ideia era questionar qual mundo o garoto na verdade se encontrava, Melvyn Grant deu o nome para  arte de "Virtual Insanity".

Capa original

A capa foi modificada pois a equipe de marketing aproveitou o ano de copa do mundo para tecer sua “jogada”,sendo assim, alteraram a ideia original. Agora o garoto observa através de seu óculos de realidade virtual uma partida de futebol entre  Brasil e Inglaterra. A referencia XI também fazia uma alusão aos 11 jogadores de um time de futebol.

Antes do lançamento do álbum, a banda fez uma turnê de divulgação, onde realizou jogos de futebol por toda a Europa com músicos convidados e jogadores profissionais do Reino Unido.




O disco abre com a empolgante FUTUREAL que fala sobre pessoas viciadas em jogos on line,pessoas que de tanto “viverem” esse mundo digital, já não conseguiam mais  diferenciar  o mundo real do virtual.

O cd  single de "Futureal" foi muito bem feito, a capa era em digipack e trazia um belo pôster, além do clip em computação gráfica da faixa "The Angel and the Gambler".


A próxima canção é a já citada THE ANGEL AND THE GAMBLER. O tema “jogos” continua com essa faixa, porém desta vez através de um apostador compulsivo. O enredo é muito semelhante a história do escritor e professor sufi indiano Idries Shah (1924 - 1996), em Wisdom of the Idiots (1969).


A expressiva LIGHTNING STRIKES TWICE é muito interessante, pois traz a tona situações complicadas de nossas vidas, desenhando com perfeição a sensação que se passa durante uma tempestade, talvez o raio caia duas vezes no mesmo lugar, da mesma forma que situações ruins também podem se repetir.

Uma das melhores musica do álbum chama-se THE CLANSMAN e decorre sobre a figura de William Wallace guerreiro escocês que liderou um exército contra a tirania inglesa do Rei Eduardo I.


WHEN TWO WORLDS COLLIDE é uma de minhas favoritas e fala sobre a colisão de um asteroide contra o planeta terra. A musica coincide com o lançamento de dois filmes populares com o mesmo tema, Impacto Profundo e Armageddon.

THE EDUCATED FOOL resenha alguém que não sabe o que realmente quer da vida, e caba fazendo tudo que lhe é mandado, porém, o tolo educado sente que tem de mudar essa situação.

DON'T LOOK TO THE EYES OF A STRANGER fala sobre perseguição. Nunca olhe nos olhos de um estranho, você não sabe o que pode encontrar lá.

COMO ESTAIS AMIGO foi composta por Bayley  e Janick Gers e é uma homenagem aos argentinos mortos pelos ingleses na Guerra das Malvinas em 1982.
.
Voltando para o Marketing do álbum, um jogo para pc chamado ED HUNTER foi elaborado pela Synthetic Dimensions junto a banda. O game é em primeira pessoa e consiste em seguir Eddie por vários níveis descrevendo as capas de álbuns do Iron Maiden. O “Box” ainda contem 2 cds com as mais populares musica do grupo, as canções foram selecionadas pelos próprios  fãs no site oficial da banda.


Bom, muitos contras e problemas internos rondaram esse disco, claro que ele esta longe de ser o melhor da banda, porém também não é justo jogá-lo as trevas visto que tudo nele foi muito bem feito. Musicas como THE ANGEL AND THE GAMBLER e THE CLANSMAN estão longe de serem ruins. O fato é que o álbum foi muito bem composto e coberto por detalhes históricos por muitos despercebidos.