quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A MORTE DE PAUL McCARTNEY




Existem varias lendas em torno do rock, uma das mais famosas é sobre a morte de Paul McCartney, muitos acreditam que isso é um fato (e confesso que eu também), então hoje voltarei para o ano de 1966 para falar um pouco sobre a “lenda” da morte de Paul McCartney dos Beatles.

Em meados de 1966 pouco tempo depois da gravação do álbum REVOLVER, os Beatles simplesmente param de excursionar alegando ser muito difícil reproduzir ao vivo os arranjos cada vez mais complexos, nesse mesmo momento Paul McCartney sofre um acidente sem “gravidade”. Muita desconversa rondou esses “boatos” na época, e acabou por dar margem a “lenda” da morte de Paul.

Segundo a "lenda"a data da morte de Paul seria 9 de novembro de 1966, as 5 horas da manhã numa quarta feira, o acidente teria acontecido em um cruzamento e Paul teria morrido na hora, uma rádio noticiou o acidente e a morte de Paul, porem os Beatles abafaram a propagação da noticia.

 Os Beatles estavam no auge e a morte de um membro importante poderia acabar com tudo, então o empresário da banda decidiu recrutar um sósia para substituir o Beatle morto, o sósia tinha sido duble de Paul nas filmagens de “A Hard Day’s Night” e “HELP”, segundo os envolvidos nas filmagens o sósia era idêntico a Paul, o tal sujeito seria um anglo- escocês chamado Willian Campbell (algumas fontes dizem que ele se chama Billy Shears).

Existem varias pistas nos próprios discos dos Beatles que sugerem a morte de Paul, como se os membros se sentissem incomodados perante a farsa e por não poderem falar abertamente sobre isso, decidiram colocar “pistas” nos álbuns.

PISTAS :


Sgt. Pepper`s Lonely Hearts Club Band:

- Podemos notar na capa que a cena se trata de um enterro, reparem na expressão das pessoas e nas flores típicas de um funeral.


-Um arranjo de flores com o formato do baixo Hofner usado por Paul pode ser visto, alias o baixo esta virado para a direita, uma menção clara a Paul já que ele era canhoto, o baixo também tem 3 cordas uma referencia aos Beatles que agora não eram mais um quarteto.



- A capa também traz outro arranjo que aparentemente trás escrito Beatles, porem se repararmos bem esta escrito “Be At Leso” (Esta em Leso), Paul segundo a lenda teria sido enterrado na ilha de Leso.



-Sobre a cabeça de Paul tem uma mão estendida, em algumas culturas isso representa um tipo de benção para os mortos.



- Uma boneca na parte direita da capa trás em sua mão um carro de brinquedo, o carro seria do mesmo modelo em que Paul foi morto.



-Uma estatua de Shiva também está presente no cenário, Shiva é o Deus hindu da morte.


-Se colocar um espelho horizontalmente bem no meio da escrita “Lonely Heart” do bumbo da bateria e olhar a combinação da parte de cima das letras com o reflexo surge a frase one he die.outras interpretações sugerem lermos a frase como sendo I One IX He ^ Die, O significado surge da conexões de "I One"  (Onze) ,"IX" (nove em numero romanos), e  He Die,Isso revelaria a data da morte de Paul. 




-Em Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, "so let me introduce to you the one and only Billy Shears", ou ("então deixa-me apresentar a vocês o primeiro e único Billy Shears"), o suposto sósia de McCartney.

-Em "With A Little Help From My Friends". Antes da canção começar só se ouve um coro apresentando Billy Shears, referindo-se a o sósia.

-Em "Within You Without You", "we were talking about the space between us all and the people who hide them selves behind a wall of illusion never glimpse the truth then it's far too late when they pass away", ou ("nós estávamos falando sobre o espaço entre todos nós e as pessoas que se escondem atrás de uma parede de ilusão nunca vislumbram a verdade quando é tarde demais quando elas morrem") é outra citação a morte.

-Em "Good Morning Good Morning", "nothing to do to save his life" ou "nada pode ser feito para salvar sua vida". "People running around it's 5 o'clock.." ou "Pessoas andando em volta às 5 da manhã" (a hora do acidente de Paul).

-Em "A Day In The Life", "he blew his mind out in a car, he didn't notice that the lights had changed", ou ("ele estourou a cabeça em um carro, ele não percebeu que o sinal tinha mudado"), outra pista sobre a morte de Paul.


-Este fato é extremamente interessante: na contracapa do álbum, na foto dos Beatles, além do famoso detalhe que mostra Paul virado de costas para a câmera, pode-se notar George Harrison apontando o dedo indicador direito exatamente para a frase de "She´s Leaving Home", que diz "Wednesday morning at five o´clock as the day...". Dia da semana e hora da suposta morte do Beatle.


Revolver:



-Ao invés de uma foto dos Beatles, pela primeira vez foi feito um desenho para evitar que o sósia fosse desmascarado pela foto.

-A música "Taxman" seria, na realidade, sobre um Taxidermista, pessoa responsável por empalhar animais mortos e fazer parecer que eles ainda estão vivos. Na letra há referências ao acidente de Paul ("if you drive a car", "se você dirige um carro") e ao fato de Paul estar morto ("if you get too cold", "se você ficar frio"). A melhor pista é "my advice to those who die -taxman..", ou seja "meu conselho para aqueles que morrem, um taxidermista" (para que o morto continue parecendo vivo).

-Em "Eleanor Rigby", Father McKenzie seria na realidade Father McCartney, note a semelhança entre os nomes. Na letra consta "Father McKenzie wiping the dirt from his hands as he walks from the grave" ou seja "padre McKenzie (Paul McCartney) limpando a sujeira de suas mãos após sair (voltar) do túmulo".

-Na letra de "She Said She Said": "she said I know what it's like to be dead" ou "ela disse: 'eu sei como é estar morta'."

-Dr. Robert teria sido o médico responsável por tentar salvar Paul. Na letra consta: "you're a new and better man" ou "você é um homem novo e melhor" se referindo ao novo Paul. "He does everything he can, Dr. Robert" ou "Dr Robert faz tudo o que pode fazer" se refere ao fato de Dr Robert ter feito todo o possível para tentar salvar Paul.


 Magical Mistery Tour:



-Paul está vestido de leão marinho, um símbolo da morte em algumas culturas.

-Se você olhar a capa do disco em um espelho, as estrelas onde está escrito "Beatles" formam um número de telefone. Quando se ligava para este número, na época em que o disco foi lançado, ouvia-se a mensagem "You're getting closer" ("você está chegando perto"). Na realidade, tratava-se de uma menina bem humorada que havia aderido à brincadeira sobre a morte de Paul.

-No livro que vinha junto com o disco, em sua versão original, havia uma foto dos Beatles, cada um com uma rosa na lapela. Todos tinham rosas vermelhas, a não ser Paul, que usava uma rosa preta.

-Ainda no livro, em todas as fotos Paul está descalço (os mortos são enterrados descalços).

-Na foto central do encarte, na pele de resposta da bateria de Ringo está escrito "Love 3 Beatles", lembrando que os Beatles agora são apenas 3.

-No desenho dos Beatles, presente no interior do álbum, Paul aparece com o gorro cobrindo parcialmente seu rosto, além de estar com os olhos fechados. É curioso também que a poeira de estrelas que os rodeia forma uma espécie de auréola sobre a cabeça de McCartney.

-Ouvindo "I Am The Walrus" (lembre-se que Paul é o leão marinho da capa) surge a mensagem "oh untimely death" ou "oh morte prematura". A frase aparece sem a necessidade de inversão da música junta com muitas outras ao final da música, incluindo: "bury my body" e "what, is he dead?" Estas frases fazem parte de uma execução via rádio da peça King Lear de Shakespeare. Lennon as utilizou na edição com propósito desconhecido... talvez a razão possa ser encontrada se forem verificadas as palavras postas anteriormente em "Paperback Writer", que dizem "...It's based on a novel by a man named Lear..."

-Ao final de "All You Need Is Love", você pode ouvir John dizendo algo semelhante a "yes! he is dead!" O que Lennon realmente fala é "She loves you, yeah, yeah", referindo-se à tradicional canção da primeira fase dos Fab Four.


"Magical Mystery Tour" seria a jornada a que todos os fãs de Paul iriam percorrer para decifrar o enigma de sua morte.



The White Álbum:



-Em "Glass Onion": "I told you about the walrus and me-man/you know that we're as close as can be-man/well here's another clue for you all/the walrus was Paul" ou “eu falei sobre a morsa e eu/você sabe o quanto éramos próximos/aqui vai mais uma pista pra vocês todos/a morsa era o Paul.” O final um tanto quanto sombrio, na qual a música corta repentinamente dando continuidade as mensagens subliminares, e é orquestrada por George Martin.

-Em "I'm So Tired", ao ouvir o trecho final da música ao inverso, surge claramente a voz de John Lennon dizendo "Paul is a dead man, miss him miss him."

-Em "While My Guitar Gently Weeps",  os gemidos de George no final da música seriam lamentações pelo amigo: "Oh, Paul… Paul… Paul…"

-Na frase “sorry that I doubted you, I was so unfair, You were in a car crash and you lost your hair”, ou ("eu lamento ter duvidado de você, eu fui tão injusto, você sofreu um acidente de carro e perdeu o seu cabelo'') é outra citação.

-A música "Revolution #9" seria sobre a morte de McCartney (o sobrenome tem 9 letras). "My fingers are broken and so is my hair" ou "meus dedos estão quebrados e meu cabelo também". Ao ouvir o verso "number nine" ao contrário, surge a mensagem "turn me on dead man" (me transformar em homem morto). Ainda ao contrário, podem-se ouvir outras pistas, incluindo "Let me out!" (Deixe-me sair). Seria McCartney gritando para sair de seu automóvel?


-Nas fotos colocadas em várias partes do álbum duplo algumas curiosidades. Paul em uma banheira, com a cabeça para fora da água dando uma impressão assustadora de decapitação. Paul entrando em um trem ou em um ônibus e duas mãos "fantasmagóricas" prontas para levá-lo para o "outro lado" podem ser vistas atrás dele. Nas fotos em close dos 4 integrantes a de Paul revela a cicatriz da cirurgia plástica de Willian "Billy Shears" Campbell para aperfeiçoar sua semelhança com Paul. Mas obviamente a cicatriz faz parte do pequeno acidente de moto que Paul sofrera, cicatriz responsável também pelo bigode em Sgt Pepper's.



Yellow Submarine:



-Na capa, aparece novamente uma mão aberta sobre a cabeça de Paul.

-O submarino na capa se assemelha a um caixão enterrado sobre a montanha.

-Em "Only A Northern Song": "and it told you there's no one there" ou ("e ele disse que não há ninguém lá."). Referência ao Paul não estar mais com os três Beatles restantes.


Abbey Road:



-Na capa com os Beatles atravessando a rua, Paul está com o passo trocado em relação aos outros, é o único fumando e está descalço (os mortos são enterrados descalços), além de estar com os olhos fechados.

-Lennon, de branco, representaria Deus ou Jesus Cristo; Ringo, o agente funerário; Paul, o cadáver e George, o coveiro.

-O cigarro que Paul segura está na mão direita. o Paul verdadeiro era canhoto, estaria com o cigarro na outra mão.

-A placa do fusca branco estacionado na rua que é chamado de "Beetle" é "LMW" referindo se as iniciais de "Linda McCartney Widow" ou "Linda McCartney Viúva" e abaixo o "281F", supostamente referindo-se ao fato de que McCartney teria 28 anos se (if em inglês) estivesse vivo.

-Na letra de "Come Together", "one and one and one is three" ou "um mais um mais um são três", referência aos três Beatles restantes.

-Na contracapa, ao lado direito da palavra Beatles, uma imagem feita de luzes e sombras aparece. Trata-se de uma caveira, claramente, com dois olhos e boca e ao lado esquerdo haveria 8 pontos formando o número 3 (sendo então "3 Beatles").

                                                     
                                                                     




"Paul e Faul"








 Essas “pistas” podem muito bem ter sido um GRANDE golpe de marketing, porem não podemos negar o fato da mudança física e “emocional” de Paul depois do “fatídico” dia. Uma coisa latente pra mim e a mudança de voz de Paul, apesar de ser muito parecida não foge a um ouvido treinado as diferenças, os trejeitos ao tocar também me chamam a atenção pela mudança. 

Sendo verdade ou não, essa lenda é umas das que mais se perduraram, eu particularmente acredito que o Paul realmente morreu, mais sei que muitos discordam da minha opinião, o fato é que essa “lenda” ainda nos trará muitas especulações.





fonte das "pistas" -Wikipédia.