terça-feira, 15 de setembro de 2015

Savatage - o conceito de "Wake of Magellan" (1998)




Wake Of Magellan” transborda em poesia e navega entre acordes inspiradíssimos e por vezes pesados. O conceito do álbum gira em torno de duas historias reais, porém “culminam” juntos ao tema fictício de Hector Del Fuego Magellan, descendente de Fernão de Magalhães. 
Pra quem não conhece, Fernão de Magalhães foi um navegador português que comandou a expedição que fez a primeira volta ao mundo.

Fernão de Magalhães


As historias reais apresentadas na obra são as seguintes:

01-O incidente com o navio tailandês (Maersk Dubai), onde o capitão mandou jogar ao mar tripulantes clandestinos.

02- A historia da jornalista Veronica Guerin , que por lutar contra o trafico de drogas em Dublin ( capital da Irlanda ), acabou sendo assassinada.

Veronica Guerin é considerada uma verdadeira heroína na Irlanda, pois sem medo denunciou a ligação de gângsteres perigosíssimos com o Irã.


Existe dois filmes baseados na historia de vida de Veronica , são eles:

When the Sky Falls, de 2000, com Joan Allen como "Sinead Hamilton".
Veronica Guerin, de 2003, estrelado por Cate Blanchett como "Veronica".













Busto de Veronica Guerin


Wake Of Magellan começa com uma linda musica instrumental chamada THE OCEAN, faixa que traz o barulho de ondas descrevendo a profunda reflexão do velho marinheiro "Magellan" a beira do mar.
Magellan com 87 anos começa a refletir sobre seu tempo perdido,cansado da vida, resolve navegar sozinho e sem rumo até que o oceano lhe tome a vida.

A próxima canção vem submersa por acordes inspirados de piano, WELCOME literalmente dá ao ouvinte boas vindas ao enredo transportando o mesmo diretamente para o mundo de Maggelan, este que parado em frente ao mar olha para sua ampulheta e pensa no tempo perdido devido sua entrega a navegação, lembra de seus amigos perdidos e na família que nunca conseguiu formar.

Com harmônicos criativos inicia-se a linda TURNS TO ME, Magellan esta em um bar tomando  vinho quando uma mulher lhe chama a atenção, os cabelos grisalhos e a pele enrugada descrevem a triste senhora que tentou ser atriz, porém sem sucesso. Magellan não teve coragem de falar com a senhora.

O violão vem saudar a próxima faixa, MORNING SUN descreve Magellan de volta a praia onde relembra sua juventude. Os acordes são de reflexão, visto que Magellan indaga o oceano em relação a deixar de viver ou esperar por mais um atordoante sol da manhã.

O peso toma conta, ANOTHER WAY vem carregado de notas abafadas junto voz rasgada de Jon Oliva. Descreve em paralelo a historia de um garoto sonhador que se cansa da vida medíocre que leva, porém esperançoso anseia por um futuro promissor. O garoto embarca no Maersk Dubai, um navio que ia para a América.

A tensão toma conta da próxima musica, BLACKJACK GUILLOTINE fala de um jovem encontrado morto na praia por Magellan, ao redor do corpo do garoto tinha embalagens com o logo “Blackjack Guillotine”, Magellan descobre que“Blackjack Guillotine” é uma marca de heroína, o jovem morreu de overdose. 

Uma musica sensacional com riifs matadores, descreve com perfeição o sentimento de lamentação de Magellan. Como o mundo pôde chegar a esse ponto? Como um adolescente consegue comprar sua própria morte? A droga foi o presente de aniversario do adolescente.

PARAGONS OF INNOCENCE começa com notas graves no piano, destrinchando com peso os padrões da inocência. O tema descreve à apatia de um dos amigos do adolescente morto em relação ao fatídico acontecimento. No momento em que Magellan cobre o corpo do jovem, um arranjo de flores é trazido pelas ondas do mar, nele estava escrito “Veronica Guerin”, Magellan pensa em dar o arranjo para o garoto, mas não acha justo dar o arranjo de um morto para  outro, porém, Segundo o oceano, a verdadeira dona do arranjo não se importaria, já que ela mesma lutou até a morte para acabar com as drogas.

A musica COMPLAINT IN THE SYSTEM (VERONICA GUERIN) Traz em suas frases iniciais  seqüências sistemáticas, notas executadas de forma programada.
“Tenho uma reclamação do sistema” é dito entre os acordes. Talvez uma analogia as denuncias de Veronica.

UNDERTURE começa com um suave piano e sons de ondas, servindo de base para Magellan que chora a beira da praia. O filho de uma senhora que passava no local indaga sua mãe em relação ao choro do velho, a mãe repreendendo a criança diz: “deixe o senhor em paz menino”. 
Quando eles vão se distanciando as ondas vão apagando suas pegadas, o menino olha pra traz e vê Magellan se levantando, o velho deixa cair sua ampulheta e ela se quebra, fazendo as areia do tempo de Magellan se juntar as do mar.

Chega à hora do “despertar”, a musica WAKE OF MAGELLAN é umas das mais lindas do álbum, e trás a tona os questionamentos do Velho, na letra Magellan demostra sua “crença”:

“Eu acredito no que os profetas disseram, os oceanos guardam seus mortos, mas à noite quando as ondas estão perto eles sussurram, e eu ouço”

O jogo de vozes dessa musica é incrível, representam as vozes dos mortos que o mar abriga. Magellan esta extremamente sem esperanças, principalmente depois de ver o garoto morto, então depois dos questionamentos decide entrar em seu barco e navegar sem rumo até sua morte...

ANYMORE nos leva de volta ao Maersk Dubai, e conta a historia de RODOLFO MIGUEL, que após descobrir que o capitão estava jogando ao mar tripulantes clandestinos, arrisca a própria vida para proteger um que conseguiu fugir aos olhos do capitão, esconde o imigrante evitando assim que ele morresse também.Rodolfo Miguel em seu interior reza a Deus para que os outros jogados ao mar sobrevivam.

Então os falantes recebem um dos melhores instrumentais de guitarra que já ouvi, inspiradíssima THE STORM retrata o momento em que Rodolfo Miguel entra com seu navio em meio a uma tempestade por deveras violenta.

Chega à hora do ponto alto do álbum, e para isso colocarei a tradução completa da linda e emocionante THE HOURCLASS.
A musica é uma narração dos acontecimentos de Magellan em direção ao seu suicídio.

A AMPULHETA 

Em pé sozinho na borda de um rio
Ele trocou sua vida por um copo cheio de lágrimas
A barganha foi rápida para alguém que a vida é menos valiosa
Quando a areia está acabando e o fim está próximo

O fim está próximo
O fim está próximo
O final está

O homem subiu a bordo e partiu para o oceano
Ele colocou no mastro toda vela que ela tomaria
Em seguida, deitou-se sobre o convés debaixo do leme
O navio era o seu caixão, este momento seu velório

Razões fugitivas
Estações fugitivas
O tempo é uma traição
Que eu devolvo para você agora

O vento tocou a vela e o navio se moveu para o oceano
O vento da tempestade definiu o rumo que ela tomaria
De uma viagem para lugar nenhum para uma alma no oceano
Do despertar de Magellan para o velório de Magellan

Razões fugitivas
Estações fugitivas
Tudo nisto
Horas e minutos
Você assume amanhã
Porque isso não significa nada
Para mim
Para mim
Para

Neste ponto Magellan percebe que tem uma pessoa no mar pedindo socorro.

No escuro, ele ouviu um sussurro
Pedindo a ele para entender
No deserto procura por água
No oceano procura por terra

No escuro, ele ouviu um sussurro
Pedindo a ele para entender
No deserto procura por água
No oceano procura por terra

E lá nas ondas
Era um homem em seu túmulo
Que viu na noite
Entre os flashes de luz
E ele
Não poderia estar lá

E tudo o que ele havia orado
Ou tinha dado
Ele agora achou ser errado
Nas garras da tempestade
E ele
Não poderia estar lá

Magellan percebe que esta errado, não é justo ele jogar fora sua vida, pois quando ele se entrega a morte , outros lutam com tudo que tem para se manterem vivos, isso significa esperança. Nem tudo estava perdido.
O jovem que pede socorro tinha sido arremessado do cargueiro “Maersk Dubai” (Espetacular), neste ponto Magellan já não mais desejava a morte, e sim queria a todo custo chegar à praia para que o jovem não morresse.

Você poderia manter a nossa vida juntas
Com segurança de volta para a praia
Você poderia conceder esta última ilusão
Apenas isso e nada mais

Você poderia manter a nossa vida juntas
Com segurança de volta para a praia
Você poderia conceder esta última ilusão
Apenas isso e nada mais

E de repente o céu sangrou seu fogo
A âncora quebrou, as correntes voaram longe
E de repente as ondas ficaram mais altas
E no escuro eu pensei tê-los ouvido dizer

Você poderia manter as nossas vidas juntas
Com segurança de volta para a praia
Você poderia conceder esta última ilusão
Apenas isso e nada mais

Desesperado Magellan ora para Deus pedindo mais uma hora de vida, somente ao ponto de salvar o rapaz.

Tudo o que eu tinha para mais um amanhã
Tudo o que eu tinha para apenas mais uma noite
E se isso não é ser eu rezo poderia me emprestar
Apenas mais uma hora final na minha vida

Alguma vez você realmente quis
Alguma vez você realmente quis

Senhor, diga-me como será
Senhor, diga-me como será

Por fim Magellan chega até a praia e consegue salvar o rapaz, então ele vê sua ampulheta no chão em perfeito estado, consertada e já com areia, o garotinho que o observava chorando a concertou. O navio de Magellan estava à deriva, porem o velho homem sabia agora do valor de sua vida, então ele corre até o bar atrás daquela mulher de cabelos grisalhos e pele enrugada, decidido a aproveitar cada minuto de vida até que o sopro da morte venha buscá-lo definitivamente.

De pé mais uma vez em um barco em um rio
Ele empurra-o enquanto permanece na terra
E vendo a ampulheta agora muito mais clara
Que alguém havia recarregado manualmente

E em algum lugar aquele barco está agora à deriva no mar
O mastro a todo vapor e não há ninguém a bordo
A ampulheta já não fica à beira-mar
Apenas suas pegadas sozinhas na praia
E logo elas não estão mais
Não mais
Não mais


Assim se encerra esse lindo e poético álbum, musicas inspiradas e três historias que formam uma só, WAKE OF MAGELLAN é um dos melhores álbum conceituais já gravados. Inspiradíssimo.