quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Banda Calibre 38




Formado no final da década de 70 e início dos anos 80 pelo guitarrista carioca Haroldo Fonseca, o calibre 38 foi uma das primeiras bandas de Heavy Metal do país.
Durante muitos tempo a banda caminhou sozinha organizando seus próprios shows, consolidando assim com muito esforço seu nome no cenário carioca. O auge da banda foi entre 83 e 84 onde fez importantes apresentações, uma em especial foi no Circo Voador onde a banda tocou ao lado do Metalmania, banda do  Robertinho do Recife.



O calibre 38 traz um Heavy Metal True cantado em português com uma pegada forte e recheada de visceralidade, sendo destaque por várias vezes  no programa Guitarras da Fluminense FM e também nas páginas da clássica revista Metal! 



A banda lançou apenas um disco auto intitulado que saiu originalmente no formato de vinil. Em 2016 ( anos após o fim da banda) Haroldo Fonseca conseguiu relançar o trabalho em CD numa edição de luxo que saiu pela DIES IRAE, com breve histórico, fotos e faixa bônus. O CD foi vendido em mais de 40 países. 

Após o fim do Calibre 38 Haroldo montou mais 2 bandas, a “Blue's Deluxe” e a “Monstro de Pedra” que também vale muito a pena conferir. Atualmente, além de tocar na cena independente, Haroldo mantém um estúdio chamado “Estúdio Wizard”.




Bandas como o Calibre 38 são impares no mundo da música pesada, e não podem ser engolidas pelas areias do tempo, pois fazer Heavy Metal no Brasil em 1980 ano do início da  N.W.O.B.H.M não é para qualquer um. 

Formação do Debut :
Néo - Vocal 
Haroldo - Guitarra
Miguel Avatar - Baixo 
Celso Brukutu - Bateria