sábado, 21 de janeiro de 2017

Resenha: Vivalma – Human Effect (2013


A autobiografia junto ao verniz musical sempre deu origem a inspirados álbuns, como exemplo, o famosíssimo disco “The Wall” do Pink Floyd. Aqui em terras tupiniquins essa matemática pode ser calculada através de um expressivo e filosófico disco chamado “Human Effect”.
A banda paulista Vivalma lançou em 2013 em formato digital, e em 2014 em formato físico, o mais que excelente disco conceitual “Human Effect”. Com uma arte gráfica digna de aplausos e uma gravação muito caprichada, o disco duplo é carregado de um Prog Metal consistente e por deveras inspirado.
O conceito do álbum é ligado a três  músicas: “Envision, Pt. I (Genesis)”, “Envision, Pt. II (Young Blood)” e “Envision, Pt. III (Echoes)” e conta a história de um vidente que através de suas visões observa a história de outros personagens existentes nas demais músicas do trabalho.
A primeira parte (Genesis) conta um pouco sobre a vida do pai do personagem “central” até o seu nascimento, além de relatar um pouco a relação entre dois. A segunda parte (Young Blood) fala sobre o amadurecimento e crescimento do personagem frisando o conflito que ele sofre por não saber lidar com seu dom. Já a terceira parte (Echoes) narra a aceitação do personagem junto aos seus poderes e como ele consegue usufruir e lidar com seu magnífico dom.

Musicalmente falando é desnecessário frisar que o disco carrega músicas lindas e inspiradas, visto o capricho e técnica dos membros, além, claro, de uma excelente produção feita por Brendan Duffey e Adriano Daga (produtores de bandas como Angra, Almah, Andre Matos, Kiko Loureiro, Dr. Sin, entre outros). Todas as músicas são envolventes e recheadas de um Prog Metal muito bem executado com pegadas pesadas junto a temas mais brandos.
Um ponto que ressaltarei é o uso de códigos Morse na música “Locked and Fading”, esta que por sinal é uma das mais legais do álbum. A faixa fala sobre as várias “máscaras” que usamos diariamente para podermos lidar com situações diferentes do nosso dia a dia, e por estarmos acostumados a usar essas “máscaras” corriqueiramente acabamos esquecendo quem realmente somos de verdade. Sobre o código Morse o vocalista Marco Petucco disse o seguinte: “A gente escreveu em código morse, ouviu, deixou mais lento e tentou decorar aquilo, que acabou evoluindo para a quebradeira que saiu na versão final”
Human Effect é com certeza um dos melhores discos de Prog Metal já lançados aqui no Brasil, um disco homogêneo, inteligente e bem tocado. As músicas “Envision” I, II e III são sim as que mais chamam a atenção, tanto por suas linhas melódicas quanto por sua temática e exuberância, em suma, um disco indispensável em sua coleção.
Nota: 9,0 
Lista de faixas:CD 1:
01 – Envision, Pt. I (Genesis)
02 – Envision, Pt. II (Young Blood)
03 – Over The State
04 – Solitude
05 – Proudhome
06 – Deviant
07 – Envision, Pt. III (Echoes)
CD 2:
01 – Locked and Fading
02 – Touch, Feel and Flow
03 – Vivalma

Formação:
Marco Petucco (vocal);
Odilon Gonçalves (guitarra);
Raphael Filt (baixo);
Lello Araújo (bateria);
Gus Martins (teclados).