sábado, 7 de janeiro de 2017

Comportamento: veja a reação de crianças ao ouvir Heavy Metal


Nós seres humanos por natureza somos indivíduos musicais, podemos identificar com naturalidade uma série de sons, timbres, linhas melódicas, harmonias e ritmos. O ato “simples” de ouvir música requer um bom funcionamento dos sistemas auditivo e nervoso, transformando a experiência em algo não mecânico, mais sim sensorial, já que somos levados a sentimentos que vão desde uma simples nostalgia até uma emoção quase que inexplicável.
 Em meados de 1980 a Neurociência começou a estudar e observar com mais detalhes as inúmeras reações que os estímulos musicais causam no sistema nervoso humano, com isso as já usadas musicoterapias ganharam ainda mais força, auxiliando no tratamento de algumas doenças neurológicas, tais como: acidente vascular cerebral, doença de Alzheimer, demência, retardamento mental, perda da linguagem ou funções motoras, amnésia, autismo, doença de Parkinson, entre várias outras.
A Neurociência aliada com a música conseguiu resultados satisfatórios em várias etapas da vida de uma pessoa, desde o feto ainda no ventre até idosos. Sendo assim, sabendo da importância musical para nos humanos, fica fácil entender por que choramos quando ouvimos certa música, ou mesmo porque ficamos descontrolados emocionalmente quando ouvimos uma melodia que gostamos.
Estudos mostram que podemos perceber os sons desde a 20ª e 21ª semana de gestação, mesmo na barriga de nossas mães já conseguimos perceber quando cantam ou conversam conosco, esse ato aliás (de ouvir música ou cantar para o bebê), ajuda no desenvolvimento neural da criança.
A musicoterapia para crianças e bebês após tornar-se popular, gerou discussões em torno de qual estilo musical é o mais apropriado para esse procedimento. Várias são as opiniões, porém a menos indicada (segundo alguns especialistas) é o Rock/Metal. O estilo poderia incomodar e causar um grande desconforto nas crianças. Pura mentira!  E para provar isso selecionei aqui uma lista com dez vídeos mostrando a reação dos pequeninos ao ouvirem o bom e velho Rock `n`Roll e Heavy Metal.
Vamos lá:
O bebê Metaleiro 

Rock ‘N Roll Baby!



Iron Maiden me faz feliz!



O Headbanger júnior



Eu amo Pantera!



Satyricon pra acalmar



Alfabeto do Metal



Profissional 



Baby Rammstein



Futuro Baterista 


Fonte informativa : “Guia para educação e pratica musical em escolas” .