sábado, 3 de junho de 2017

Genesis: álbum "Abacab" inspirou cheat do jogo Mortal Kombat



O Rock/Metal aliado a interatividade dos videogames deu origem a vários jogos importantes como por exemplo o nostálgico “Rock N’ Roll Racing” desenvolvido pela Blizzard Entertainment e publicado pela Interplay. O jogo tem em sua trilha bandas como Steppenwolf, Deep Purple e Black Sabbath, mostrando que essa junção traz momentos únicos para o jogador. Sem contar os games encomendados por grupos famosos como no caso do jogo “Ed Hunter” desenvolvido para o Iron Maiden e “Psycho Circus: The Nightmare Child” criado para o Kiss, que dispõem de uma amalgama perfeita entre música e interatividade virtual.
A lista de jogos com  temáticas Rock é bem extensa e atinge várias plataformas, valendo uma matéria mais detalhada que prometo trazer pra vocês em breve. No entanto falarei de uma curiosidade que envolve a banda Genesis e o famoso jogo Mortal Kombat.

No ano de 1993 o game “Mortal Kombat” invadiu os consoles caseiros tornando-se uma febre. A Super Nintendo e o Mega Drive (sega) foram as primeiras plataformas a receber o jogo, porém diferente da versão dos fliperamas o game vinha com algumas censuras devido sua violência.
 A Nintendo não concordando com a sanguinolência do jogo original optou por extirpar o mesmo de sua conversão, trocando o vermelho sangue por um cinza, que dava a impressão de suor. Em contra partida a Sega decidiu dar aos fãs um código (o famoso “blood code”) que liberava completamente em sua plataforma o sangue no jogo.

Muitos ainda devem se lembrar da famigerada sequência “A+B+A+C+A+B+B” que fazia nossos dias mais felizes. porém uma coisa que poucos sabem é que essa sequência foi escolhida por causa de um disco da banda britânica “Genesis” chamado “Abacab”, a diferença entre o nome do álbum e o código está apenas no acréscimo de uma letra, o “B”. O disco foi lançado em 18 de setembro de 1981 e traz em sua formação Phil Collins na bateria, percussão e vocal, Tony Banks nos teclado e Mike Rutherford no baixo e guitarra.
Curiosamente o nome meio dadaísta, Abacab, não tem nenhum significado. Originalmente, a faixa era dividida em seções batizadas com letras. Com algumas mudanças aqui e ali, num certo momento a ordem das seções era a,b,a,c,a,b,. Desta forma, de maneira simplória, surgiu a ideia para o nome do décimo primeiro álbum de estúdio do Genesis.
Confira a faixa autointitulada de Abacab:

Uma outra curiosidade é que o Mega Drive nos EUA era chamado de “Sega Genesis” dando um sentido a mais para a escolha do cheat.
Existe também uma banda americana de Deathcore chamada “Abacabb” que lançou em 2009 o debut “Survivalist”. Além do grupo francês de progressivo “Abacab” que lançou em 2004 o EP  “Les 3 Couleurs” e em 2008 o debut “Mal de Terre”.
Confira ambas as bandas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário