quarta-feira, 9 de setembro de 2015

QUEENSRYCHE- OPERATION: MINDCRIME (1988)




Varias são as teorias da conspiração, entre elas uma bem conhecida é o projeto governamental de controle da mente. Lenda ou não, essas teorias são levadas muito a serio por alguns e acabam virando alvo da cultura popular inspirando filmes (como por exemplo: SOB O DOMINIO DO MAL estrelado por Denzel Washington), e lógico a musica.

Então hoje vou falar do Queensryche e de seu espetacular álbum conceitual chamado OPERATION MINDCRIME de 1988.

OPERATION MINDCRIME é considerado por muitos como sendo o primeiro disco conceitual de metal progressivo da historia. O enredo gira em torno de quatro personagens, DR. X, Nikki, Padre Willian e Irmã Mary, todos de uma organização criminosa liderada pelo Dr. X.

A trama carrega temas delicados como: lavagem cerebral, tráfico de drogas, religião, política e assassinato. Nikki é um viciado que tem sua mente dominada pelo DR. X, e mata ao comando do mesmo.Os planos de DR.X começam a se deteriorar quando Nikki se apaixona pela ex- prostituta e atual freira, Mary.

Nikki recebia telefonemas, e quando ouvia a palavra "Mindcrime" se transformava em um fantoche pronto pra matar ao comando de DR. X, porem quando Mary começa a atrapalhar os planos de DR.X , Nikki é recrutado para elimina-lá , e uma verdadeira "pane" toma conta de seu cérebro, e ninguém fica sabendo ao certo se Nikki cumpriu ou não a "missão".

O álbum faz criticas fortes à mídia, política e religião, alem de mostrar com bastante clareza o lado degradante da lavagem cerebral. Conceito a parte, as musicas são verdadeiras obras de arte, OPERATION MINDCRIME e um quadro pintado com acordes de emoção e peso, INDISPENSAVEL em qualquer coleção.

Durante 18 anos a morte de Mary foi uma incógnita, porem em 2006 o mistério foi desvendado com o lançamento de OPERATION MINCRIME II, que teve participação de Ronnie James Dio no “papel” de DR.X.


Se você não conhece essa obra corra atrás, pois OPERATION MINDCRIME despeja toda veia artística e critica expressada pelo Queensryche.