segunda-feira, 24 de agosto de 2015

KISS - MUSIC FROM THE ELDER




Muitas são as bandas e discos injustiçados na historia do rock ou heavy metal, como exemplo posso citar bandas como RIOT e VIRGIN STEELE e discos como X- FACTOR do Iron Maiden e CHAMELEON do Helloween.

A discussão em torno a isso é gigantesca e coberta por uma aura, em minha opinião, preconceituosa. E hoje jogarei um pouco de gasolina na fogueira e voltarei ao ano de 1981 para relembrar do disco conceitual mais injustiçado de todos os tempos, estou falando do KISS e de seu álbum MUSIC FROM THE ELDER.

Após um momento conturbado (e pouco inspirado) o KISS decide mostrar ao mundo que era uma banda amadurecida e técnica, para isso chamaram o produtor BOB EZRIN, o mesmo que produziu o clássico DESTROYER, e apresentaram a ele a idéia de escrever um disco conceitual.

O conceito do disco é bem simples, porem interessante. Acompanhe:

 Desde que a terra foi criada, um grupo misterioso denominado “THE ELDERS” que pertencem a “ordem da rosa” defende o mundo do mal, fazendo a escolha e treinamento de garotos para este feito. Após a escolha do garoto ele seria guiado pelo guardião Morpheus. As letras do disco descrevem os sentimentos do garoto durante sua jornada e treinamento, até a superação e inicio da sua odisséia em defesa do bem.

Acompanhe abaixo o texto que vem impresso no encarte do disco:

Quando a terra era jovem, eles já eram velhos...

Desde o início dos tempos, “OS MAIS VELHOS” (The Elders) já assistiam em silêncio um mundo virgem e todas as suas criaturas...
Agora eles assumiram a forma de mortais para poder caminhar entre os homens e orientá-los
“THE ELDER” é um ideal... Eles encarnam a sabedoria da idade e o poder da bondade e do conhecimento...

 “OS THE ELDERS” não estavam sozinhos no início e ainda não estão...  Outra força existe eternamente...

Em todos os lugares, em todos os tempos, um mal é solto, cujo único objetivo é destruir tudo o que é bom. E em todas às vezes e lugar, a tarefa dos “THE ELDERS” é encontrar e treinar um guerreiro... Um campeão para conquistar o mal.

Como as nuvens parece se reunir, o conselho dos “THE ELDERS” se senta à mesa antiga sob o signo da rosa. Mais uma vez, eles devem lutar contra o mal que está à espreita na escuridão, se espalhando por todo o mundo.

Eles esperam a palavra de Morpheus, o guardião, para saber se o menino realmente é considerado apto para o rito sagrado de adesão à Ordem da Rosa... E fazer o pronunciamento de seu dever sagrado...

A odisséia começa ...

A idéia inicial do KISS era transformar essa “odisséia” em filme, porem a fraca repercussão e desagrado por parte dos próprios fãs, fez com que o álbum nem mesmo ganhasse uma turnê, deixando este disco às “trevas”. Vale lembrar que este álbum foi o ultimo de Ace Frehley já que no Creatures of the Night ele sofreu um acidente de carro e não gravou o álbum, também esse disco teve a participação do ex-Velvet Underground, Lou Reed.

Em particular acho esse disco espetacular, as musicas neles contidas são excelentes e dignas de respeito, clássicos como JUST A BOY, THE OATH, ODYSSEY e A WORLD WITHOUT HEROES são indispensáveis, não consigo entender o porquê de tanta rejeição, em minha opinião “THE ELDER” é um dos melhores álbuns do KISS!