terça-feira, 18 de agosto de 2015

MUSICA NOS OSSOS


Em 1950 quem vivia por traz da cortina de ferro da união soviética era privado de ouvir musicas ocidentais, mais especificamente ROCK e JAZZ.

Os embargos econômicos impostos por Stalin proibia o comercio da musica vinda do ocidente, o rock era extremamente PROIBIDO, Stalin acreditava que o rock causava má influencia, agitação,incentivo
 a subversão e ocultismo, alem de vários outros motivos quase que “religiosos”.

Foi ai que um grupo denominado "stilyagi" começou a piratear discos em chapas de raios-X, as “chapas” eram adquiridas em lixos de hospitais.

Após a coleta das “chapas”, o grupo prensava os discos em vitrolas adaptadas e distribuía os discos no mercado negro por um preço bem popular.

 A qualidade era péssima, as “chapas” eram cortadas a mão com tesouras. Alem disso o disco tinha apenas um lado, visto que a chapa era muito fina para ter “ranhuras” nos dois lados.

Os discos piratas ficaram conhecidos como "Musica nos ossos"e foram amplamente comercializados, milhões de discos foram distribuídos por uma rede de distribuição clandestina.

A vasta pirataria acabou chegando aos ouvidos do governo, o que fez os oficiais abolirem a pratica em 1958, hoje em dia esses discos são muitos raros porem alguns ainda são comercializados na internet por 200 dólares ou mais.

É incrível como a arte incomoda “controladores”, porem mais incrível ainda é a criatividade para superar a falta que ela nos faz, viva a liberdade e sintam-se privilegiados por terem  livre escolha em adquirir arte e conhecimento sem represálias.

confira o áudio de um disco em chapa de raio-x :