sábado, 8 de agosto de 2015

THE DARK SIDE OF THE OZ



Hoje vou falar de uma emblemática historia envolvendo umas das maiores bandas de rock do mundo; Estou falando do Pink Floyd e de seu espetacular álbum The dark Side of the Moom (1973).

O disco The Dark Side of the Moon  dispensa apresentações, porém um fato mais que interessante é a questão levantada sobre a sincronização entre o álbum e o filme MAGICO DE OZ (1939)

Reza a lenda que essa sincronia acontece da seguinte forma:
Deixe pausado o CD do álbum logo no início, inicie o DVD com o filme em uma TV no mudo, tire do pause o CD quando o leão da MGM rugir pela terceira vez. Toca- se o CD no modo LOOP pra somar com a duração do filme.

Muitos são os relatos da sincronia. A ideia consiste em diversos momentos em que uma obra corresponde à outra, seja por parte das letras das músicas ou pela sincronia áudio-visual. Essas sincronias foram catalogadas pelos fãs como sendo mais de 100, citarei apenas algumas delas:

No verso "balanced on the biggest wave" ("balançado na maior das ondas") de Breathe é cantando enquanto Dorothy balança em cima de um muro; "who knows which is which" ("quem sabe quem é quem") de Us and Them é cantado enquanto as bruxas boa e má se confrontam; "the lunatic is on the grass" ("o lunático está na grama") de "Brain Damage" é cantado enquanto o Espantalho, cujo corpo é preenchido com grama seca, age freneticamente como um louco; e as batidas de coração ressoam enquanto Dorothy encosta seu ouvido no peito do Homem de Lata, e por ai vai...

Ao questionar a banda sobre a sincronia, os membros do Pink Floyd negam ter planejado algo, deixando a resposta nas mãos da coincidência. Em uma entrevista o baterista Nick Mason negou que o disco foi escrito intencionalmente para ser sincronizado com o filme: "Algum cara com muito tempo livre teve essa ideia de combinar O Mágico de Oz com Dark Side of the Moon" disse ele.

O fato é que realmente essa sincronia EXISTE (eu mesmo já perdi belas horas conferindo isso) o que deixa uma aura enigmática e curiosa no ar.

Vale apena lembrar que a origem da sincronia é desconhecida, portanto ninguém sabe quem foi o sujeito que decidiu sincronizar as duas obras.


 Vocês podem achar na internet o filme já sincronizado, faça a busca por “Dark Side of the Rainbow” ou ”The Dark Side of the Oz” e tirem suas próprias conclusões, porém posso garantir que a experiência será excelente já que ambas as obras, tanto o álbum quanto o Filme, são espetaculares.